A Razer anunciou um novo programa que promete aproximar ainda mais os jogadores do processo de desenvolvimento de grandes lançamentos. Chamado Razer Cortex Playtest Program, a iniciativa oferece acesso a jogos AAA ainda não lançados — em versões pré-alpha e beta — e recompensa os participantes com créditos que podem ser trocados por jogos ou produtos da marca.
O projeto foi criado em parceria com a empresa de serviços de jogos Side, especializada em testes de qualidade (QA). O objetivo é unir a experiência tradicional de playtesting com feedback em larga escala, envolvendo jogadores reais. Segundo a Razer, isso pode reduzir em até 80% os custos de testes para desenvolvedores, além de ampliar a qualidade das informações coletadas.

Como funciona o programa
O acesso será feito diretamente pelo Razer Cortex, o launcher oficial de jogos da empresa. Para participar, o jogador precisa se cadastrar, verificar sua elegibilidade, assinar um termo de confidencialidade (NDA) e, em seguida, terá a chance de experimentar diferentes títulos inéditos.
Após jogar, os participantes devem enviar relatórios de feedback técnico e qualitativo. Em troca, receberão Razer Silver, a moeda virtual da marca que pode ser usada para adquirir jogos, acessórios e outros produtos no ecossistema Razer.
O que muda para jogadores e desenvolvedores
De acordo com Harlan Beverly, diretor de tecnologia da Side, a iniciativa pode “mudar para sempre o paradigma do playtesting”. Para os desenvolvedores, significa acesso a mais testadores, mais horas de jogo e custos reduzidos. Para os jogadores, é a oportunidade de experimentar títulos AAA antes do lançamento e influenciar diretamente no desenvolvimento.
Além disso, o programa também cria um novo fluxo de trabalho para equipes de QA, expandindo sua atuação no acompanhamento de testes com jogadores comuns.
Uma nova forma de se aproximar dos lançamentos
O Razer Cortex Playtest Program surge como uma ponte entre fãs e estúdios de jogos, oferecendo benefícios para ambos os lados. Os jogadores ganham recompensas e a chance de testar novidades em primeira mão, enquanto as desenvolvedoras recebem relatórios detalhados que podem impactar diretamente no resultado final de seus jogos.
O único pré-requisito? Ter um bom PC ou laptop gamer, já que os títulos em teste serão lançamentos exigentes do mercado AAA.
Fonte: Tom’s Guide